Assinalamos o início de 2024 divulgando os principais resultados do Programa Bairros Saudáveis, a partir dos relatórios finais de atividades e dos relatórios de fecho de contas dos 240 projetos realizados. A taxa média de execução física dos projetos, após validação final dos relatórios finais de atividades, atingiu os 95,7%, um resultado surpreendente para um programa participativo dirigido a comunidades e territórios vulneráveis, promovido por organizações sem fins lucrativos, lançado e desenvolvido em plena pandemia e em que se registaram atrasos consideráveis nos pagamentos aos projetos.
A taxa média de execução financeira dos projetos depende da validação das 9.910 despesas apresentadas no último relatório, ainda em avaliação, mas após acertos de contas terá de alcançar os 100%, dado que toda a verba recebida tem de estar justificada por despesas validadas.
Quanto à execução financeira do Programa, a 31 de dezembro de 2023 a realização justificada com despesas apresentadas pelos projetos totalizava 89,8%, o que indicia uma realização financeira preliminar do Programa de quase 90%. Registe-se ainda a capacidade de alavancagem de recursos demonstrada por muitos projetos, que conseguiram angariar mais 910 mil euros de outros financiamentos, acrescentando 9,1% ao montante total da verba efetivamente mobilizada para a 1ª edição do Programa.
Consulte neste site todos os Resultados nacionais do Programa