Início
Início
Notícias
https://www.bairrossaudaveis.gov.pt/uploads/Em cima: João Ferrão, António Cardoso Ferreira, Manuela Calheiros, Maria José Casa-Nova e Nélson Dias; em baixo: Ana Drago e João Afonso
Júri do Programa Bairros Saudáveis é presidido por João Ferrão
15-10-2020

Foi hoje homologada, por despacho ministerial conjunto, a composição do Júri do Programa Bairros Saudáveis, que será presidido por João Ferrão e é constituído por António Cardoso Ferreira, Manuela Calheiros, Maria José Casa-Nova e Nélson Dias, como efectivos, e Ana Drago e João Afonso, como suplentes.

Trata-se de um conjunto de personalidades independentes com vasta experiência em processos de desenvolvimento social e participativos e que terão de avaliar as candidaturas ao Programa Bairros Saudáveis de acordo com os critérios de avaliação previstos no Regulamento.

João Ferrão é geógrafo e investigador doutorado e foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades de 2005 a 2009. António Cardoso Ferreira é médico de saúde pública com uma longa carreira de projectos comunitários, e foi medalha de ouro do Ministério da Saúde em 2017. Manuela Calheiros é doutorada em Psicologia Social Comunitária, com amplo trabalho de investigação nacional e internacional, em especial em matéria de crianças e jovens institucionalizados. Maria José Casa-Nova é doutorada em Antropologia Social, actual professora na Universidade do Minho e conselheira do Alto Comissariado para as Migrações, com destaque para a área da inclusão das pessoas ciganas. Nélson Dias é consultor das Nações Unidas e do Banco Mundial para os orçamentos participativos.

Os membros suplentes do Júri são Ana Drago, socióloga, doutorada em Estudos Urbanos, que foi deputada à Assembleia da República entre 2002 e 2013 e João Afonso, arquitecto, que foi presidente da Associação Académica de Lisboa, secretário geral da Ordem dos Arquitectos e vereador dos direitos sociais na capital entre 2013 e 2017