Início
Início
Notícias
https://www.bairrossaudaveis.gov.pt/uploads/A roda dos ODS
Fóruns Regionais dos Bairros Saudáveis vão realizar-se entre fim de junho e início de julho
04-06-2022

O Programa Bairros Saudáveis é, por natureza, um programa participativo. A pandemia tem dificultado a realização de eventos presenciais a nível nacional ou regional. Está na altura de dar esse passo. A realização de cinco Fóruns Regionais dos Bairros Saudáveis é a forma que encontrámos de permitir a partilha de experiências e propor medidas de ajustamento. Vamos também iniciar a avaliação do contributo dos projetos e do Programa Bairros Saudáveis para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU no quadro da Agenda 2030

Contamos para esse processo de avaliação com a colaboração da plataforma ODSlocal, que criou e utiliza o portal ODSlocal como instrumento de monitorização de indicadores de progresso, construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios Municípios e, ainda, do mapeamento de práticas municipais e projetos da sociedade civil inovadores e sustentáveis resultantes daquela mobilização, contribuindo, assim, para a concretização dos ODS nos municípios portugueses.

Inscrição e calendário dos Fóruns Regionais

A participação dos projetos é feita mediante inscrição de dois participantes por projeto e o evento desenvolve-se entre as 10h00 e as 17h30, com trabalho de grupos e plenário, para permitir uma participação ativa de todos. Todas as entidades promotoras irão ser convidadas a inscrever os participantes do seu projeto, que podem ser da própria entidade promotora ou de qualquer dos parceiros.

As datas já definidas são as seguintes:

  • 27 de junho – projetos da área regional Norte;
  • 29 de junho – projetos da área regional Centro;
  • 1 de julho – projetos da área regional de Lisboa e Vale do Tejo;
  • 5 de julho – projetos da área regional do Alentejo;
  • 8 de julho – projetos da área regional do Algarve.