Início
Início
Notícias
https://www.bairrossaudaveis.gov.pt/uploads/
Projetos dos Bairros Saudáveis ganham dois dos três prémios do ODSlocal 2022
09-12-2022

Os projetos dos Bairros Saudáveis 743 - Conservar Afetos Femininos, em Matosinhos, e 522 - Da Terra à Mesa, um sal(to) que nos tempera, em Aveiro, ganharam dois dos três prémios atribuidos pelo ODSlocal a projetos mapeados naquela plataforma.

Na conferência anual da plataforma ODSlocal, no passado dia 7 de dezembro, em Loulé, com a presença da Ministra Ana Abrunhosa e mensagem do Presidente da República, os projetos dos Bairros Saudáveis 743 - Conservar Afetos Femininos, em Matosinhos, e 522 - Da Terra à Mesa, um sal(to) que nos tempera, em Aveiro, ganharam dois dos três prémios atribuidos pelo ODSlocal a projetos mapeados naquela plataforma.

A escolha do júri foi feita entre os perto de 700 projetos inscritos e em função dos ODS envolvidos em três grandes dimensões: Planeta, Pessoas e Prosperidade. O projeto 743, cuja entidade promotora é a associação Agir pelo Planeta, foi o vencedor na dimensão Pessoas e o projeto 522, cuja entidade promotora é a EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal, venceu na dimensão prosperidade.

Estão já mapeados na plataforma ODSlocal, por sua própria iniciativa, 189 dos 241 projetos em curso do Programa Bairros Saudáveis. A plataforma permite fazer a ponte entre as dinâmicas dos projetos locais da sociedade civil e dos municípos com os 17 ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas, medindo os seus contributos e impactos para objetivos e metas que são globais, num processo considerado por Marcelo Rebelo de Sousa, na sua mensagem, como "pioneiro a nível global".