Com a publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/2022, de 28 de dezembro, o governo fixou em 30 de abril de 2023 o prazo de conclusão do Programa Bairros Saudáveis. O Programa está agora em fase de recolha e validação dos relatórios para balanço final e fecho de contas de todos os projetos.
Os projetos de mais de 5.000 euros já apresentaram dois relatórios de progresso. Prepara-se agora a apresentação dos relatórios finais de todos os projetos, que se dividem em relatório preliminar de execução física, com um balanço de todas as atividades realizadas, e relatório de fecho de contas. O fecho de contas implicará, para cada projeto, o eventual acerto entre o financiamento recebido e as despesas elegíveis validadas.
O Programa Bairros Saudáveis foi criado em 1 de julho de 2020, com uma dotação de 10 milhões de euros. O concurso para apresentação de projetos realizou-se no final desse ano, com 774 candidaturas. Em maio de 2021 foram aprovados 246 projetos para financiamento e em outubro desse ano foram celebrados 244 protocolos. Um ano mais tarde, os 241 projetos em execução terminaram as suas atividades. Houve 5 projetos que não prosseguiram até final, por desistência ou exclusão.
Ao longo deste percurso foi necessário de resolver dificuldades várias, quer do lado do financiamento do Programa, quer do lado da realização dos projetos. Neste site estão disponíveis todas as informações, deliberações e documentos de apoio que espelham a evolução do Programa e os seus resultados. No Jornal dos Bairros Saudáveis, lançado em junho de 2021, estão reunidas as notícias e eventos realizados pelos projetos.