Início
Início
Monitorização e avaliação
Monitorização, avaliação e relatórios técnicos
25-09-2022

No Programa Bairros Saudáveis, existem várias dimensões de monitorização e vários tempos e modos de avaliação. As metodologias usadas e os principais outputs obtidos são reunidos em relatórios técnicos que permitem sintetizar toda a história das diferentes etapas do Programa.

Monitorização

A monitorização do Programa Bairros Saudáveis, a cargo da equipa de coordenação nacional, com o apoio das equipas de coordenação regional e das entidades promotoras dos projetos financiados, visa analisar a situação do programa a cada momento, para garantir uma correta execução e avaliar a necessidade de introduzir medidas corretivas. É feita nas várias dimensões da execução, com base no acompanhamento regular dos projetos pela coordenação nacional e regional, nos relatórios de prestação de contas de cada projeto e na informação estatística, cartográfica e sociográfica produzida no âmbito do Programa.

As dimensões relevantes da monitorização são a monitorização temporal, a monitorização territorial, a monitorização física e a monitorização financeira.

Avaliação

A avaliação dos projetos e do Programa visa analisar os impactos atingidos pela execução do programa. É progressiva e feita em vários tempos e modos distintos, a saber:

  • avaliação pelos projetos: autoavaliação, feita individualmente para as atividades reportadas nos relatórios de prestação de contas; e avaliação participativa do Programa, a meio da sua execução temporal, para avaliação de ganhos obtidos e melhorias necessárias;
  • avaliação independente: avaliação de contributos para os ODS, em modo participativo, na 3ª fase do Programa, com apoio da plataforma ODSlocal; e avaliação geral final do Programa, com base na informação produzida durante a monitorização e com apoio da FAUP - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.