Início
Início
Notícias
https://www.bairrossaudaveis.gov.pt/uploads/
Programa Bairros Saudáveis na apresentação do Plano Nacional de Saúde 2030
26-02-2024

O Coordenador Nacional do Programa Bairros Saudáveis, João Afonso, participou no debate “Construir saúde sustentável: de tod@s para tod@s”, no evento de lançamento que marcou o início da implementação do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030, no passado dia 21 de fevereiro na Fundação Aga Khan, Centro Ismaili de Lisboa.

João Afonso assinalou a estreita relação do Programa, cujo objetivo é dinamizar parcerias locais promotoras da saúde e qualidade vida, com o Plano Nacional de Saúde 2030, tendo nesta segunda edição estabelecido como um dos objetivos específicos a “promoção da saúde pela comunidade com foco nos objetivos do PNS2030 (...)”. Esta intervenção foi também a oportunidade para uma breve apresentação dos resultados da 1ª edição do Programa, salientando-se as 16344 ações de promoção de saúde – na área dos diabetes, saúde mental, saúde alimentar e vida saudável – e ainda as 3781 iniciativas de prevenção da COVID19.

O Plano Nacional de Saúde 2030, PNS 2030, coordenado pela Direção-Geral da Saúde, estabelece as orientações estratégicas da política de saúde com vista a reduzir as desigualdades e aumentar o bem-estar da população em todo o ciclo de vida.

O PNS 2030 define metas ao nível da promoção da saúde, prevenção da doença e melhoria do estado de saúde da população a alcançar até 2030, estando alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tendo como prioridades:

  1. Proporcionar a cada criança o melhor começo de vida;
  2. Prevenir todas as formas de violência interpessoal;
  3. Proteger ativamente as populações que vivem em situação de maior vulnerabilidade;
  4. Caminhar na eliminação de todas as mortes previsíveis e prematuras, muito em particular relacionadas com o cancro e as doenças cérebro-cardiovasculares;
  5. Preparar o país para responder às emergências em saúde;
  6. Garantir a efetiva participação da comunidade;
  7. Modernizar o contributo e a extensão das funções da saúde pública;
  8. Readequar as competências e a dimensão da força de trabalho em saúde;
  9. Identificar capacidades de liderança em saúde global.

O painel “Construir saúde sustentável: de tod@s para tod@s” contou também com a participação de Ana Sampaio, da “Plataforma Saúde em Diálogo”, Eduarda Ferreira, coordenadora da USP Porto Oriental – ULS São João, e foi moderado pela Diretora Geral da Saúde, Rita Sá Machado.

Pode ver a gravação da sessão AQUI