Início
Início
Fóruns Regionais
https://www.bairrossaudaveis.gov.pt/uploads/
Fóruns Regionais dos Bairros Saudáveis
14-06-2022

O Programa Bairros Saudáveis é um programa participativo. A pandemia tem dificultado a realização de eventos presenciais a nível nacional ou regional. Está na altura de dar esse passo. A realização de cinco Fóruns Regionais dos Bairros Saudáveis vai permitir partilhar experiências, monitorizar o que já fizemos e propor medidas para o futuro. Vamos também iniciar a avaliação colaborativa do contributo dos projetos e do Programa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU no quadro da Agenda 2030. Contamos com a colaboração da plataforma ODSlocal, que criou e utiliza o portal ODSlocal onde os projetos dos Bairros Saudáveis passarão a ser inscritos e divulgados.

Condições de participação

Cada projeto pode inscrever dois participantes, que podem ser das entidades promotoras ou parceiras. As despesas de transporte são suportadas pelos projetos e o Programa oferece o café de boas-vindas e o almoço. Com a aceitação da inscrição, é enviado o comprovativo da inscrição e um documento preparatório dos trabalhos do Fórum. A cada projeto é solicitado que leve ao Fórum um objeto representativo do seu trabalho (por ex: uma t-shirt, folhetos, uma fotografia, um produto agrícola, ou qualquer outro material produzido durante o projeto) para a instalação “Mostra o que fazes” que ficará patente durante os trabalhos. A instalação disponibiliza um espaço máximo de 40cmx30cmx30cm para cada projeto.

Mais informação sobre inscrição de participantes AQUI

Formato do Fórum

O Fórum realiza-se em formato de plenário e de grupos de trabalho, para permitir uma participação ativa de todos. O Programa inclui: de manhã, um plenário de início dos trabalhos e trabalho de grupos; de tarde, plenário para debate e votação das conclusões e sessão de encerramento. Nas votações, a cada projeto corresponde um voto.

Resultados desejados

Os Fóruns Regionais cumprem os mesmos objetivos do Conselho dos Bairros Saudáveis, de que o Regulamento do Programa previa a possibilidade de criação. Realizando-se agora, quando os projetos se encontram na última fase de realização, serão seguramente um momento alto de afirmação da vitalidade dos projetos. E tornarão visível para todos os resultados palpáveis do muito que tem sido realizado.