Início
Início
Notícias
Entre 15 e 27 de setembro, passou-se de 127 a 820 territórios identificados pelos cidadãos
Luísa Pinto, Público, 29-09-2020

Nas quase três semanas em que esteve em consulta pública o projecto de regulamento do programa Bairros Saudáveis - com que o Governo mandatou uma equipa multidisciplinar coordenada por Helena Roseta para resolver problemas urgentes das comunidades, destapados pela pandemia de covid-19 - deram entrada 750 contributos e foram identificados 820 territórios com potencial de intervenção em 140 concelhos de todo o continente - as regiões autónomas estão excluídas do programa.

28-09-2020

A consulta pública do projecto de Regulamento do Programa Bairros Saudáveis encerrou às 23:59 de domingo, com mais de 750 respostas ao questionário participativo e dezenas de sugestões de alteração, apresentadas por correio electrónico ou através das sessões de esclarecimento realizadas. Brevemente será aqui disponibilizado o relatório da consulta pública, com as propostas de alteração ao regulamento que decorrerão de todos os contributos recebidos.

24-09-2020

Em poucos dias e apesar da situação de contingência que vivemos, mais de 400 pessoas participaram em sessões de esclarecimento e debates sobre o Programa Bairros Saudáveis, todos realizados on-line.

  • Veja como aceder às gravações das sessões AQUI
  • Veja como aceder à apresentação do Programa AQUI
  • Assista em directo às próximas sessões, dias 24 e 25, pelas 18:00, no facebook do Programa
22-09-2020

Foi muito animada a primeira sessão de esclarecimento do Programa Bairros Saudáveis, com um painel em que estavam Isabel Loureiro, Hugo Esteves e Helena Roseta, da equipa nacional, e Manuela Peleteiro, da equipa de coordenação nacional. A numerosa assistência, através da transmissão em directo no facebook do Programa, permitiu fazer chegar dezenas de perguntas, muito concretas, que foram respondidas pelo painel.

Veja a gravação AQUI

17-09-2020

Arrancam esta semana debates e sessões de esclarecimento sobre o Programa Bairros Saudáveis. Os debates são da iniciativa de entidades externas, realizando-se hoje o primeiro, promovido pela Rede H, que reúne membros individuais ou coletivos interessados no tema da habitação provenientes da academia, sociedade civil, entidades do terceiro setor e de instituições públicas e privadas. As sessões de esclarecimento são da iniciativa das coordenações nacional e regional do Programa e irão realizar-se a partir de dia 21, dedicadas especialmente às cinco áreas regionais abrangidas.

Jornal da tarde, RTP 1, 09-09-2020

Helena Roseta apelou à participação dos cidadãos na consulta pública do projecto de regulamento do Programa Bairros Saudáveis.

08-09-2020

O Programa Bairros Saudáveis, criado em 1 de julho por Resolução do Conselho de Ministros, entra dia 8 de setembro na fase de divulgação e consulta pública, que irá decorrer até 27 de setembro.

Veja um resumo do Programa AQUI

Veja como participar na consulta pública AQUI

SSM e MCL, Lusa, 08-09-2020

O Programa Bairros Saudáveis encontra-se em consulta pública até 27 de setembro, através do ‘site’ www.bairrossaudaveis.gov.pt, onde os cidadãos podem pronunciar-se sobre o projeto de regulamento e ajudar na identificação dos territórios vulneráveis, avançou hoje a coordenadora, Helena Roseta.

“É da maior importância que os cidadãos nos ajudem a identificar os territórios”, afirmou à Lusa a coordenadora do programa, explicando que a participação na consulta pública inclui o preenchimento de um questionário sobre se reside, trabalha ou conhece algum território, bairro ou zona em que se verifiquem situações como “más condições de habitação, rendimentos baixos ou número significativo de pessoas de risco em caso de covid-19”.