Criado em 2021, em plena pandemia da Covid 19, o Programa Bairros Saudáveis destinou-se a apoiar comunidades e territórios vulneráveis, financiando projetos para melhorar as condições de saúde e qualidade de vida dos moradores. As atividades decorreram entre outubro de 2021 e outubro de 2022, envolvendo diretamente um total de 1.180 entidades, associadas em 240 parcerias locais e alcançando mais de 140 mil destinatários.
Foi um projeto participativo, protagonizado por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos em todo o território continental português, tendo sido realizados 240 projetos dos 246 aprovados para financiamento. A dotação financeira de 10 milhões de euros do Programa foi assegurada pelo PRR, pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério da Saúde. A taxa média de execução física dos projetos realizados foi de 96% e a taxa média de execução financeira foi de 91%.
Em agosto de 2024, quando a 2ª edição se preparava para lançar novo concurso de candidaturas e apesar dos bons resultados obtidos, o Programa foi descontinuado pelo Governo. As contas finais dos projetos realizados, apresentadas pela coordenação nacional do Programa em fevereiro de 2025, foram aprovadas entre junho e agosto de 2025 pela ACSS, I.P., entidade responsável pela execução financeira do Programa.
Os resultados nacionais da 1ª edição do Programa Bairros Saudáveis estão disponíveis AQUI.
Os relatórios finais da 1ª e 2ª edição do Programa, bem como o balanço crítico apresentado por cada um dos projetos, estão disponíveis AQUI.