Início
Início
Notícias
"O que nos move é uma ideia civilizacional: a saúde só é possível se estiver presente em todas as políticas e em todos os territórios"
22-10-2020

“O que nos move é uma ideia civilizacional: a saúde só é possível se estiver presente em todas as políticas e em todos os territórios”, afirmou ontem Marta Temido, ministra da Saúde, na cerimónia de assinatura do protocolo do Programa Bairros Saudáveis com a Associação Nacional de Freguesias.

Marta Temido respondia a Jorge Veloso, presidente da ANAFRE, que tinha acabado de sublinhar a importância do protocolo com o Programa Bairros Saudáveis, afirmando que este programa poderá ajudar muitas colectividades e associações que estão há oito meses sem receber apoios. A ANAFRE acredita que muitas freguesias poderão ser parceiras em projectos de melhoria das condições de vida de muitos territórios e comunidades mais vulneráveis.

A cerimónia, que foi breve e simbólica, decorreu ontem à tarde no Ministério da Saúde, com a intervenção da Ministra da Saúde, do Presidente da ANAFRE, Jorge Veloso, da coordenadora do Programa, Helena Roseta e da Secretária Geral do Ministério da Saúde, Ana Pedroso, em representação da Entidade Responsável pelo Programa.

Estiveram presentes a Ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, os Secretários de Estado Miguel Cabrita, em representação do ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o Secretário de Estado Carlos Miguel, em representação do ministério da Coesão Territorial, bem como os membros da Entidade Responsável Nuno Serra, do ministério das Infraestruturas e Habitação, e José Reis, do Alto Comissariado para as Migrações. Presentes ainda na sala, que tinha lotação limitada para cumprir as normas da DGS, os membros da equipa de coordenação nacional do Programa, Tiago Mota Saraiva, Aitor Oro e Isabel Loureiro, a quem Marta Temido fez questão de agradecer pelo desafio que em junho lhe lançaram, juntamente com Helena Roseta, para fazer um “projecto diferente”.

Veja o protocolo assinado AQUI