Início
Início
Monitorização e avaliação
Dispersão territorial das candidaturas e dos projetos
31-10-2023

O Programa Bairros Saudáveis iniciou-se sem que houvesse uma cartografia previamente definida dos territórios elegíveis. Os critérios de elegibilidade ficaram definidos no Regulamento e foram validados através de declaração da junta de freguesia ou da autoridade local de saúde.

Para visualizar a dispersão territorial das candidaturas e, posteriormente, dos projetos aprovados, foram elaborados, praticamente em tempo real, mapas interativos. No mapa dos projetos aprovados, foi assinalada a separação entre territórios do interior e territórios de alta densidade, embora os projetos tivessem sido avaliados por mérito próprio, de acordo com os critérios regulamentares, sem recurso a discriminações positivas em função da localização geográfica.

Os dados utilizados para o mapeamento dos projetos nos mapas interativos referidos foram os das freguesias (ou municípios, se não houvesse dados das freguesias), onde se situam os territórios de intervenção. A localização mapeada corresponde ao centro geográfico da freguesia ou município correpondente.

A monitorização territorial a realizar na avaliação final do Programa irá recorrer, na medida do possível, a um mapeamento mais fino dos territórios de intervenção, que são múltiplos em vários projetos.