Início
Início
Monitorização e avaliação
Autoavaliação e avaliação participativa
25-09-2022

Nos relatórios de prestação de contas, cada projeto inclui a autoavaliação das atividades realizadas, obrigatória para todas as atividades reportadas como concluídas. No relatório final, devem apresentar os resultados e impactos alcançados, autoavaliando-os face aos previstos na candidatura.

Em termos participativos, foi realizada uma avaliação participativa nos Fóruns Regionais, que decorreram em junho e julho de 2022, a meio da execução dos projetos.

O Regulamento admite a criação de um Conselho do Programa, com representantes de todos os projetos aprovados e financiados, para promover o acompanhamento e monitorização do Programa, fazer balanços periódicos da sua implementação, permitir a partilha de experiências e propor à equipa de coordenação nacional medidas de ajustamento, quando necessário.

Estes objetivos foram assumidos pelos cinco Fóruns Regionais realizados em junho e julho de 2020 e abertos a todos os projetos. Foi realizada uma primeira avaliação global, através de uma metodologia participativa, em torno das seguintes questões:

  • O que já ganhámos com o nosso projeto para a nossa parceria, para o território e para a comunidade?
  • O que podemos e temos de melhorar?

Os contributos recolhidos foram sintetizados pelas comissões de redação e submetidos à aprovação pelo plenário de cada Fórum, constituindo-se em conclusões aprovadas e publicitadas no site do Programa.