Início
Início
Monitorização e avaliação

A metodologia de avaliação do relatório final de atividades permite obter dois indicadores fundamentais – o Indicador de execução de atividades (IA) e o Indicador de cumprimento dos objetivos (ICO), calculados a partir da autoavaliação qualitativa que as entidades promotoras reportam nesse relatório. É ainda apurado um indicador complementar – o Indicador de realização de resultados (IRR) – que valoriza o facto de terem sido alcançados ou superados os resultados esperados declarados na candidatura.

O esquema ao lado resume os indicadores de realização física e financeira criados e apurados com a validação, respetivamente, dos relatórios finais de atividades e dos relatórios de fecho de contas. Recorda-se que os pagamentos aos projetos, à exceção da 1ª tranche que é paga após a assinagtura dos protocolos de financiamento, dependem da verificação da execução física e financeira.

Veja mais, clique no título


Consideramos monitorização física a monitorização da realização das atividades dos projetos financiados. A monitorização física é feita a partir da informação produzida pelos projetos nos relatórios de progresso submetidos. desde a ficha de candidatura até à conclusão de cada projeto.

Nas fichas de candidatura, para cada projeto existe um cronograma de realização de todas as atividades, dividido em 3 fases. Nos processos de alteração dos projetos que antecedem cada relatório de progresso, os projetos podem ajustar o cronograma desde que todas as atividades fiquem concluídas até final do projeto. Os processos de alteração aprovados geram adendas à ficha de candidatura, que constituem o ponto de partida para o relatório seguinte.

Veja mais, clique no título