Início
Início
Monitorização e avaliação
Monitorização da execução das atividades dos projetos

Consideramos monitorização física a monitorização da realização das atividades dos projetos financiados. A monitorização física é feita a partir da informação produzida pelos projetos, desde a ficha de candidatura até à conclusão de cada projeto.

A taxa de execução física é medida pelo quociente entre o nº de atividades concluídas e validadas até à data e o nº de atividades que devessem estar concluídas e validadas nessa data, de acordo com o cronograma do processo de alteração mais recente. No final do projeto, se todas as atividades estiverem concluídas e validadas, a taxa de execução física é de 100%.

Nas fichas de candidatura, para cada projeto existe um cronograma de realização de todas as atividades, dividido em 3 fases. Nos processos de alteração dos projetos, que antecedem cada relatório de prestação de contas, os projetos podem ajustar o cronograma desde que todas as atividades fiquem concluídas até final do projeto. Os processos de alteração aprovados geram adendas à ficha de candidatura, que constituem o ponto de partida para o relatório de prestação de contas seguinte.

As fontes de informação para a monitorização física da realização das atividades são as seguintes:

  • as fichas de candidatura de cada projeto aprovado, com a lista das atividades e o cronograma;
  • as adendas às fichas de candidatura, com os cronogramas atualizados das atividades de todos os projetos;
  • os relatórios de prestação de contas, com o reporte individualizado de cada atividade incluída na fase a que a prestação de contas diz respeito.

Adicionalmente, o Jornal dos Bairros Saudáveis divulga a Agenda de eventos que os projetos prevêem realizar e as Notícias por eles elaboradas sobre atividades realizadas. É também possível consultar, na área Projetos do Jornal, informação geral sobre cada projeto, incluindo a lista completa das atividades previstas.

O financiamento dos projetos a 100% só se conclui se todas as atividades forem realizadas até à data limite fixada pela Entidade Responsável.