Início
Início
Monitorização e avaliação
31-10-2023

O Programa Bairros Saudáveis iniciou-se sem que houvesse uma cartografia previamente definida dos territórios elegíveis. Os critérios de elegibilidade ficaram definidos no Regulamento e foram validados através de declaração da junta de freguesia ou da autoridade local de saúde.

Para visualizar a dispersão territorial das candidaturas e, posteriormente, dos projetos aprovados, foram elaborados, praticamente em tempo real, mapas interativos. No mapa dos projetos aprovados, foi assinalada a separação entre territórios do interior e territórios de alta densidade, embora os projetos tivessem sido avaliados por mérito próprio, de acordo com os critérios regulamentares, sem recurso a discriminações positivas em função da localização geográfica.

Os dados utilizados para o mapeamento dos projetos nos mapas interativos referidos foram os das freguesias (ou municípios, se não houvesse dados das freguesias), onde se situam os territórios de intervenção. A localização mapeada corresponde ao centro geográfico da freguesia ou município correpondente.

A monitorização territorial a realizar na avaliação final do Programa irá recorrer, na medida do possível, a um mapeamento mais fino dos territórios de intervenção, que são múltiplos em vários projetos.


08-06-2021

Este mapa apresenta as candidaturas aprovadas, indicando, em cada freguesia, quantas candidaturas foram apresentadas e qual o número correspondente. Com este número é possível consultar, no Jornal dos Bairros Saudáveis, o conteúdo essencial de cada projeto, incluindo o nome do projeto, a parceria local que o subscreve, os objetivos, o(s) território(s) onde se desenvolve, o financiamento pedido, as atividades e os destinatários.

Veja o mapa das candidaturas financiadas AQUI


04-12-2020

Este mapa permite visualizar a dispersão territorial das 774 candidaturas submetidas ao Programa em dezembro de 2020. O mapa assinala, por freguesia, quantas candidaturas foram submetidas, qual o montante por elas solicitado e qual o montante que se propõem obter através de outros financiamentos.

Navegue no mapa AQUI