Início
Início
Perguntas e respostas
Outras fontes de financiamento (Q7)

13.1 Se uma entidade promotora ou parceira contribuir com recursos humanos, ou instalações, para o projecto, devo indicar isso como “outra fonte de financiamento”?

Sim, deve incluir esse apoio no “Q7- Outras fontes de financiamento”, indicando o nome da entidade, a descrição do apoio, a indicação sobre se é financeiro ou não financeiro e o valor estimado em euros. Se tiver várias outras fontes de financiamento, deve preencher este quadro tantas vezes quantas as fontes que conseguiu angariar (ver página 35 do guia de apoio).

13.2 Há uma entidade que vai dar apoio financeiro e não financeiro ao nosso projecto. Devo preencher só um quadro?

Terá de preencher dois quadros, um com o apoio financeiro e outro com o apoio não financeiro, ambos com o mesmo nome da entidade. A declaração de intenção de apoio a que se refere a resposta 13.4 pode ser a mesma e deve carregá-la nos dois quadros.

13.3 Posso colocar neste quadro um apoio que é cedido através de outro programa?

Não, o artigo 32.º do regulamento diz claramente não se pode incorrer em situações de duplo financiamento das mesmas atividades e que não é permitido o recurso a financiamentos concedidos pelo Programa para completar ou reforçar projetos aprovados por outras fontes de financiamento.

13.4 O que é a declaração de intenção de apoio pedida neste quadro?

O artigo 32.º do regulamento determina que a concessão de outros apoios, financeiros ou não financeiros, necessários ao desenvolvimento dos projetos, esteja prevista e confirmada no momento da submissão das candidaturas. A declaração de intenção de apoio tem esse fim, podendo ser feita através de uma carta de conforto ou de um mail em que a entidade apoiante concretize o apoio que está disposta a conceder ao projecto (ver página 35 do guia de apoio).

13.5 O meu projecto não tem outras fontes de financiamento. O que devo colocar no Q7?

Se o projecto não vai ter outras fontes de financiamento não é necessário preencher o Q7.