Início
Início
Prestação de contas
Ferramenta de apoio 3 - Tabela de apoio e Guia para as despesas de Recursos Humanos - versão 3.0 - oito modelos de tabela de apoio
Revisto após sessão de esclarecimento de 09.09.2022
19-08-2022

A experiência do 1º relatório mostrou que muitas despesas de Recursos Humanos foram invalidadas por falta de ferramentas que permitissem a sua correta submissão e validação. Foi necessário criar ferramentas que permitam às entidades promotoras declarar corretamente todas as despesas e à coordenação do Programa avaliar e validar as despesas submetidas.

Foram por isso criadas, para o 2º relatório de prestação de contas, ferramentas de apoio, apresentadas aos projetos na sessão de esclarecimento de 26.08.2022 e revistas na sequência das questões suscitadas:

  • Uma tabela de apoio para Recursos Humanos e respetivo Guia para as despesas de Recursos Humanos, para permitir a determinação correta, através de fórmulas de cálculo pré-definidas, do valor elegível das despesas com remunerações, TSU e FCT/FGT de cada um dos recursos humanos afetos ao projeto.
Os modelos da Tabela de Apoio são oito , em formato excel, disponibilizados em baixo na versão 3.0. Caso tenha sido utilizada uma versão anterior, deve ser substituída pela nova versão. Também está disponibilizado o Guia para as despesas de Recursos Humanos na versão 3.0.
  • Um modelo de declaração de afetação de recursos humanos ao projeto (com duas minutas diferentes, uma para recursos humanos em geral e outra para dirigentes contratados), a preencher e subscrever pela direção da entidade promotora para cada trabalhador/a contratado.

Ver mais sobre a declaração de afetação de recursos humanos e as minutas AQUI.

Só serão validadas as despesas com Recursos Humanos (à exceção dos encargos com seguros obrigatórios e com saúde, higiene e segurança no trabalho) que tenham incluído em ficheiro zip, como comprovativos da despesa, o recibo de vencimento e o modelo de tabela de apoio aplicado ao trabalhador/a contratado, preenchido em formato excel. No campo 'Contratualização' deve ser selecionado o contrato do trabalhador/a em causa.

Veja mais, clique no título

Modelos A, B, C, D, E, F e G da tabela de apoio - como escolher

A ‘Tabela de apoio - Recursos Humanos’ tem oito modelos, em função da data de assinatura do protocolo de financiamento e das datas de início e fim do contrato de trabalho do trabalhador/a a que dizem respeito. A tabela de apoio é preenchida e submetida em formato excel. O esquema seguinte permite escolher o modelo aplicável.

Início do contrato de trabalho Fim do contrato de trabalho

Até 1 de janeiro de 2021 (inclusive)

Em 2021, a partir de 2 de janeiro de 2021 (inclusive) e até ao dia anterior à assinatura do protocolo de financiamento Em 2021, a partir do dia da assinatura do protocolo de financiamento (inclusive) Em 2022, a partir do dia da assinatura do protocolo de financiamento (inclusive) Até 31 de outubro de 2022 (inclusive)

Até 30 de dezembro de 2022 (inclusive)

A partir de 31 de dezembro de 2022 (inclusive)

A

A

B B B

C C

D

D

E

E

F

F

G

G

H

H

Documentos

  • Modelo A 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos
  • Modelo B 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos
  • Modelo C 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos
  • Modelo D 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos
  • Modelo E 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos
  • Modelo F 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos
  • Modelo G 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos
  • Modelo H 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos (novo)
  • Guia para as despesas de Recursos Humanos - versão 3.0

Modelo A 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos

24 kB

Modelo B 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos

23 kB

Modelo C 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos

23 kB

Modelo D 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos

23 kB

Modelo E 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos

22 kB

Modelo F 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos

24 kB

Modelo G 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos

23 kB

Modelo H 3.0 da Tabela de apoio - Recursos Humanos - novo

23 kB

Guia para as despesas de Recursos Humanos - versão 3.0 - 8 modelos de tabela de apoio

530 kB